BrasilEconomia e Negócios

Alerta Urgente

Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares no Brasil

Produtos de empresas como Cosmoética, Vegan do Brasil e Ozonteck têm venda, uso e fabricação suspensos por falta de registro

Produtos sem registro estão fora do mercado

A Anvisa anunciou no dia (06/10) o recolhimento de 78 cosméticos que estavam sendo comercializados irregularmente no Brasil. A ação atinge produtos de três empresas: Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda. e +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda., responsável pelos cosméticos Ozonteck.

Cosmoética: realinhamentos e progressivas proibidos

A Cosmoética é responsável por grande parte da lista, com produtos como Realinhamento Térmico, Progressiva Santore, Liss Extreme, Botox Matizador e diversas selagens capilares. Todos esses itens precisam ter registro na Anvisa, mas estavam apenas notificados, procedimento inadequado para o risco que oferecem.

Vegan do Brasil e Truss Máscara Capilar

Outro produto suspenso é a Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil. Assim como os cosméticos da Cosmoética, sua comercialização, distribuição e uso estão proibidos até que seja regularizado o registro.

Ozonteck: produtos alegando efeito farmacológico

A fiscalização também atingiu os cosméticos da Ozonteck. Apesar de registrados como cosméticos, eles alegam atividades farmacológicas, o que não é permitido. Entre os itens suspensos estão sabonete líquido, tônicos capilares, cremes dentais, géis corporais e produtos infantis.

Denúncias e cuidado com a saúde

A Anvisa reforça que produtos sem registro podem trazer riscos à saúde e não devem ser utilizados. Caso encontre cosméticos irregulares, a denúncia pode ser feita pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782). A população deve ficar atenta e priorizar sempre produtos regularizados para evitar problemas graves de saúde.

  • Com informações da Agência GOV
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo