Cotidiano

Cinema renasce em Anápolis

Anápolis recebe série de ações e projetos de democratização do cinema em 2024

O projeto Cine Prime Paradiso consolida um calendário de realizações que atuará na democratização do cinema e na formação de profissionais da área em Anápolis

Marcos Vieira do Cine Prime Anápolis, Luiz Sérgio Fragelli da Território Cultural e Djalma de Lima da Art Vídeo têm em comum uma longa trajetória voltada ao cinema em Anápolis. Cada um realizou ao longo dos últimos vinte anos ações diversas de formação de público e profissionais que atuam hoje no setor. Em 2023, essa amizade tornou-se uma parceria poderosa para a escrita e planejamento de projetos para o audiovisual possíveis através da aplicação e aprovação de propostas nas Leis Paulo Gustavo, no Fundo Municipal de Cultura e no Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás.

O resultado da parceria é um calendário de realizações que propõem mecanismos de fruição das produções cinematográficas locais, um treinamento para acessibilidade, um programa de gratuidade para grupos em situação de vulnerabilidade e minorias no Cine Prime, a ativação de uma proposta cineclubista com a realização de um ciclo de exibição gratuito de clássicos do cinema, a reestruturação do único cinema genuinamente anapolino e familiar da cidade, um curso imersivo para profissionais de destaque da cidade, festivais diversos ao longo de todo ano, a realização de sessões públicas de cinema em bairros periféricos da cidade e por último, a criação, construção e equipagem de uma sala pública de cinema na Galeria Antônio Sibasolly, que terá uma programação especial e gratuita aos finais de semana para toda a comunidade anapolina.

O Cine Prime Paradiso, que é um projeto grandioso e fruto da união de produtores e fazedores de cinema na cidade, inaugura também a Associação Cultural Amigos do Cesinha, que atua pela valorização e promoção do setor cinematográfico e cultural homenageando o publicitário e cineasta anapolino Carlos César de Santos, o Cesinha, que morreu em 2021, deixando um longo acervo documental sobre a cidade.

Para Marcos Vieira, que é proprietário do Cine Prime, as ações que serão realizadas no espaço, “dão um novo gás para o empreendimento”. Marcos é um apaixonado pelas telonas e comenta que “as salas de cinema oferecem uma rica experiência para quem a visita”.

“Queremos que aqueles que já não veem ao cinema, tenham a chance de voltar aqui e se emocionar com os clássicos. Ou que aquelas pessoas que nunca tiveram a chance de pisar em uma sala de cinema, tenham agora a oportunidade que faltava”.

Luiz Sérgio, por sua vez, tem como uma de suas missões de vida, a circulação e sensibilização de crianças e jovens por meio do cinema e das artes. Para ele, o Cine Itinerante, um dos projetos que integram este grande calendário e a entrega da sala pública de cinema são suas grandes alegrias. “Vamos realizar sessões ao ar livre em seis bairros da cidade. Gente que nunca viu uma telona, vai ver, debaixo das estrelas um filme que as fará pensar e refletir sobre a vida, os mundos. Isso é lindo”. As sessões itinerantes serão levadas pela Kombi da Território Cultural, já conhecida em muitas escolas municipais da cidade que receberam ações culturais com ela.

Já Djalma, que é editor de telejornalismo e cineasta educador, tem ansiado pela chance de encontrar nesta programação novos cineastas, roteiristas e curiosos desta linguagem para viver as grandes transformações que a arte e as telas podem oferecer, seja a partir da profissionalização ou mesmo das reflexões acerca das histórias contadas na tela para aqueles que assistem. O calendário de ações já está disponível no site da ACAC.
Acesse: https://www.acacc.com.br/

Saiba mais sobre os projetos que serão executados neste ano:

1. Cine Itinerante: Cinema para todos
Durante seis meses, seis bairros serão contemplados com uma semana de mostra de cinema: exibição de filmes e bate papo.

2. Acessibilidade levada a sério
Formação e treinamento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para ações de acessibilidade no cinema e projetos culturais. O evento acontece no dia 02 de março, das 9h às 13h e será aberto para trabalhadores de cinemas e da cultura. A formação será ministrada pelo fisioterapeuta Filipe do Carmo Silva e pela psicóloga Angélica Vaz França.

3 – Cinema perto de você
Lançamento de uma sala pública de cinema na Galeria Antônio Sibasolly com programação gratuita, debates e ações formativas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

4 – Imersão Audiovisual: de 02 a 07 de abril
Curso de imersão audiovisual com qualificação na linguagem cinematográfica para 20 trabalhadores e estudiosos do cinema em Anápolis. Com oficinas ministradas por profissionais de renome no mercado do cinema brasileiro.

5 – Cine Clube Prime Paradiso
Iniciativa totalmente gratuita que realiza na última terça feira do mês, às 19h30, a exibição de um grande clássico do cinema mundial no Cine Prime.

6 – Cine Prime 2024
Programa de gratuidade no cinema para grupos específicos a ser divulgado em breve, além de uma programação especial com festivais temáticos de cinema com uma semana de filmes relacionados e uma roda de conversa.

● Festival de Cinema com a temática da Mulher: 04 a 10 de março
● Festival de Cinema com a temática do Dia do Orgulho Gay: 24 a 30 de junho
● Festival de Cinema Anapolino: 26 a 31 de julho
● Festival de Cinema com a temática do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência: 16 a 22 de setembro
● Festival de Cinema com a temática do Dia das Crianças: 7 a 13 de outubro
● Festival de Cinema com a temática da Consciência Negra: 18 a 24 de novembro

Mais informações:
Assessora de Imprensa – Narelly Batista (62) 98313-7782

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo