Inclusão Empreendedora
Anápolis terá Segunda Sala do Empreendedor
SEBRAE Goiás e Prefeitura de Anápolis inauguram Segunda Sala do Empreendedor, na Secretaria de Assistência Social

Um novo começo para quem mais precisa
No dia 18 de julho, Anápolis ganha um importante espaço de apoio aos microempreendedores: a Sala do Empreendedor dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social, resultado da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Goiás. O objetivo é oferecer suporte específico a quem vive em situação de vulnerabilidade e quer sair da informalidade.
A secretária Jordana de Faria Pena ressalta que o espaço será dedicado a pessoas simples, muitas beneficiárias do Programa Bolsa Família, que precisam de orientação cuidadosa para formalizar seus negócios e acessar benefícios, como emissão de notas fiscais e organização tributária.
Sala do Empreendedor, porta para a formalização e autonomia
A Sala dentro desse espaço surge, sobretudo, da necessidade de ajudar quem tem medo de perder o Bolsa Família ao formalizar seu trabalho, uma preocupação comum até a recente mudança na lei. Desde junho de 2025, beneficiários que viram sua renda aumentar por meio da formalização pode manter parte do benefício por até 12 meses, se a renda familiar não ultrapassar R$ 706 por pessoa. Quem já estava na regra antiga tem até 24 meses de proteção.
“A formalização traz segurança e oportunidade e faz parte do compromisso do prefeito Márcio em abrir portas de saída da pobreza por meio do empreendedorismo e da geração de emprego”, afirma Jordana.
O papel do Sebrae e o Programa Cidade Empreendedora
Inserida no programa Cidade Empreendedora, a Sala do Empreendedor conta com o apoio técnico do Sebrae para orientar e capacitar os servidores da prefeitura a atender de maneira adequada os futuros empreendedores. Sérgio Monturil, gerente do Sebrae na Regional Centro-Leste, explica que a iniciativa vai muito além do atendimento.
“Vamos ajudar a separar as finanças pessoais das contas do negócio, realizar orientação sobre emissão das notas fiscais e formalizar CNPJ, além de oferecer capacitações”, diz ele.
O foco são microempreendedores informais que buscam crescer com segurança e dignidade e também estimular o empreendedorismo àqueles que já desempenham alguma atividade que possa ser remunerada.
“É fundamental que a população conheça a Sala do Empreendedor em busca do empreendedorismo e do crescimento”, reforça Robson Tolentino, analista do Sebrae Goiás.
Espaço Social Conexão Mulher
Na inauguração, será dada atenção especial a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência, que poderão se inscrever para o Espaço Social Conexão Mulher. Essa iniciativa permitirá que selecionadas participem da ExpoAna 2025, exibindo e vendendo seus produtos durante a feira.
Jordana explica que o estande dentro da ExpoAna é em parceria com o Sebrae e ressalta que essa é uma forma concreta de apoiar a reconstrução da vida dessas mulheres, oferecendo-lhes visibilidade e oportunidade de negócios.
Atendimento
A partir da inauguração, a Sala do Empreendedor estará aberta ao público de segunda a sexta, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Av. Brasil Sul, 200 – Cidade Jardim). O atendimento será voltado, especialmente, para quem já é assistido pela rede socioassistencial e quer começar um pequeno negócio, se formalizar como MEI ou receber orientação para crescer.
Além disso, a população em geral também pode buscar atendimento do SEBRAE em outros três pontos estratégicos na cidade:
- Agência Regional Sebrae – Av. Minas Gerais, 135 – Jundiaí |(62) 3329-2300
- CEITEC Anápolis – Av. Profa. Zenaide de Calle Roriz, 1350 – Jundiaí | (62) 3902-1222
- ACIA Anápolis – Rua Manoel D’Abadia, 335 – Centro | (62) 4014-7000
Para participar das ações específicas da secretaria, como cursos, inserção em vagas de trabalho ou feiras como a ExpoAna, o primeiro passo é procurar a Secretaria e fazer o cadastro com a equipe técnica.
Inauguração: 18 de julho, sexta-feira, às 8h
Local: Av. Brasil Sul, 200 – Cidade Jardim, Anápolis