O Governo de Goiás está convocando adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV a procurarem uma unidade de saúde para se imunizar. A medida é uma extensão da estratégia nacional de resgate vacinal do Ministério da Saúde, prorrogada até o final do primeiro semestre de 2026.
Vacinação ampliada
A imunização de rotina é destinada a meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas a prorrogação permite que jovens maiores, que ainda não foram vacinados, recebam a dose gratuitamente pelo SUS. Desde 2024, a vacina segue o esquema de dose única, facilitando a adesão e garantindo proteção imediata.
Como se vacinar
Para receber o imunizante, basta comparecer a qualquer sala de vacinação do Estado — Goiás possui mais de mil — levando a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, reforça:
“A vacina contra o HPV é uma das ferramentas mais eficazes que temos para prevenir cânceres que podem ser evitados. A proteção começa agora e dura para a vida inteira.”
Benefícios da imunização
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e pode causar verrugas genitais, além de diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação é, portanto, essencial para reduzir casos e óbitos relacionados ao vírus.
Cobertura vacinal
Até dezembro, 208.789 doses foram aplicadas em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos no Brasil, sendo 9.676 em Goiás. Entre os jovens de 9 a 14 anos, a cobertura no Estado é de 85,27% para meninas e 75,22% para meninos, mostrando avanços, mas ainda deixando espaço para ampliação da proteção.
A vacinação é segura, eficaz e totalmente gratuita pelo SUS, sendo a forma mais acessível de prevenção contra as complicações do HPV.



