BrasilGoiásNotícias

Saúde Animal

Ração contaminada já matou mais de 240 cavalos no Brasil

Substância tóxica encontrada em produtos da Nutratta Nutrição Animal preocupa criadores em vários estados

Uma ração contaminada com uma substância tóxica provocou a morte de ao menos 245 cavalos em quatro estados brasileiros. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que ainda investiga outros casos suspeitos em Goiás e Bahia.

O produto investigado é da Nutratta Nutrição Animal Ltda, sediada em Itumbiara (GO). Amostras da ração analisadas pelo ministério identificaram monocrotalina, um composto altamente tóxico presente em plantas do gênero Crotalária, usadas com frequência na rotação de culturas agrícolas como milho e soja.

De acordo com os laudos técnicos, a substância é capaz de provocar necrose hepática severa nos equinos. Os sintomas vão de apatia e recusa de alimentação até a morte rápida. Ainda segundo o MAPA, houve falhas no controle de qualidade da empresa, que permitiram a contaminação da ração.

Como resposta emergencial, a produção de toda a linha da Nutratta foi suspensa no último dia 25 de junho. Porém, a empresa conseguiu na Justiça o direito de voltar a fabricar rações para bovinos e ovinos, uma decisão que o ministério promete recorrer.

A Nutratta, por sua vez, declarou que está cooperando com as investigações, mas não comentou as mortes já confirmadas. O espaço segue aberto para manifestação. A tragédia tem gerado indignação entre criadores e acendeu o alerta para a urgente revisão das normas de fiscalização sobre alimentos animais.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo