COVID 19
Vacina em spray brasileira tem 100% de eficácia em camundongos
Uma vacina brasileira em formato de spray nasal demonstrou uma eficácia de 100% contra a Covid-19 em testes realizados em camundongos.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma vacina contra a Covid-19 em formato de spray nasal, alcançando uma eficácia de 100% em testes com camundongos, conforme revelado em um estudo publicado na revista científica Vaccines. A dose, elaborada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utiliza a proteína Spike do vírus SARS-CoV-2 para induzir uma resposta imunológica.
O método inovador de administração, diretamente nas vias aéreas superiores, visa potencializar as defesas na mucosa nasal, onde o vírus geralmente entra no organismo. Os resultados positivos nos testes com animais, incluindo resistência às variantes Gama, Delta e Ômicron, estimulam a expectativa de avanço para testes clínicos em humanos, com a possibilidade de a vacina ser uma opção de reforço combinada com outros tipos já existentes. Além disso, a vacina representa uma contribuição integralmente nacional para o combate à pandemia.