
A cidade de Anápolis vai receber, a partir de outubro, dois mutirões de castração gratuita para cães e gatos. A iniciativa, que retorna por meio do castramóvel, vai beneficiar 1.266 animais e será coordenada pela Aspaan (Associação Protetora e Amiga dos Animais de Anápolis), referência na causa animal no município.
Os procedimentos, divididos em duas etapas, foram viabilizados por uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, já paga, da deputada estadual Vivian Naves (PP). O primeiro mutirão contemplará 600 castrações, seguido por mais 622 na segunda fase. Todos os atendimentos serão realizados em feirões populares, com uma estrutura moderna trazida por uma empresa especializada.
“Cada animal castrado evita até 100 possíveis abandonos nas ruas. Estamos falando de um impacto real na saúde pública”.
Destacou a vereadora Thaís Souza (Republicanos), que intermediou o repasse e anunciou a retomada dos atendimentos. Os procedimentos serão feitos com bisturi ultrassônico, técnica que reduz riscos e acelera a recuperação.
As inscrições já estão sendo feitas no gabinete da parlamentar, com prioridade para cadastros acumulados. Thaís também confirmou mais um reforço financeiro: uma emenda de R$ 145 mil, do deputado federal Ismael Alexandria (PSD), já está disponível para um novo mutirão, com plano de trabalho pronto.
Com a união de esforços e investimentos públicos, a ação busca não só combater o abandono animal, mas também reforçar o compromisso de Anápolis com o bem-estar animal e a prevenção de zoonoses.