Saúde
“A saúde acabou em Anápolis”, denunciam entrevistados do Anápolis em Debate
Especialistas afirmam que em 18 anos, atual administração está deixando pessoas morrerem por falta de procedimento cardíaco
O renomado cirurgião cardíaco Dr. Walter Vosgrau e Valber Barreto, diretor da ONG Núcleo Esperança, foram os convidados do programa Anápolis em debate deste sábado (24). Eles detalharam os principais motivos pelos quais a rede de atendimento à saúde em Anápolis está mergulhada num caos histórico jamais vivenciado no município.
O Dr. Walter explicou que deixou de fazer cirurgias cardíacas depois de perder pacientes que poderiam estar vivos hoje, se não fosse a morosidade da atual administração pública
“em 18 anos de profissão é a primeira vez que temos fila para cirurgia cardíaca no município”,
afirmou, detalhando como era realizado o fluxo de atendimento antes e como é realizado atualmente.
Valber Barreto explica que a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, é apenas parte da rede de atendimento à saúde e que em vários casos está sem condições de encaminhar pacientes para a continuidade dos procedimentos adequados em Anápolis e por isso muitos são levados para outras cidades do estado.
“Não existe mais uma rede de atendimento à saúde em Anápolis, acabou!”
O diretor explica como se dá os procedimentos desde a entrada na UPA a como deveria ocorrer o fluxo com encaminhamento para os hospitais adequados.
No episódio são citados vários casos reais de pessoas que tiveram de viajar centenas de quilômetros para receber atendimento e outras que infelizmente perderam a vida graças à burocracia imposta. Confira!