Os mais de 3 mil colegas aqui inscritos representam a continuidade de uma história de superação, força e altivez.
Não por acaso, Anápolis tornou-se referência para a advocacia goiana e, se depender de nós, continuará ocupando o seu devido papel de destaque histórico em todo o sistema OAB.
Nos últimos dois anos, investimos, juntamente com a Casag, na reforma/reestruturação da Sede Administrativa da Subseção com a transferência dos serviços da Casag para a Subseção (serviços que eram prestados na regional da Casag – ótica, escritórios da advocacia/ME, autoatendimento), revitalização total do CEL: da guarita e fachada, com instalação de nova comunicação visual, dos salões nobre e social, dentre outros.
Para este ano, temos a previsão de entregar o auditório da Subseção e de outras benfeitorias. São investimentos consideráveis, para uma subseção maior não apenas em número, mas em qualidade, em trabalho e em entrega de retorno e benefício para a advocacia de todo o estado de Goiás. O agigantamento desta subseção é uma marca registrada desde a sua fundação.
De nada vale as conquistas do presente, se não referendarmos o caminho que outros fizeram para chegarmos até aqui. Foram 27 anos de luta da advocacia local para que Anápolis se tornasse subseção, em 1973, sob os esforços incansáveis do advogado Vicente de Paulo Alencar.
Mais história
O processo reivindicatório de instalação foi deflagrado ainda na antiga capital federal, do Rio de Janeiro, enfrentando diversos empecilhos, como o extravio das peças originais. Mas a incansável advocacia anapolina não se curvou às mazelas dos contrários à cidadania e perseguiu o objetivo até que Anápolis se tornasse uma subseção.
Foi numa solenidade especial, no auditório da Escola Senai, que a subseção foi instalada. O presidente da OAB à época, Otaviano de Miranda, mencionou que “aqui nascia uma grande subseção, que seria importante para todo o sistema OAB”. Visionário, ele não estava errado.
Hoje, como presidente da OAB-GO, nesta comemoração dos 51 anos, referendo as palavras do meu antecessor para atestar que, de fato, Anápolis se tornou uma grande subseção; de extrema importância para todo o sistema OAB. A luta da subseção de Anápolis se identifica sobremaneira com a luta da OAB. Aqui foi, é e continuará sendo palco de grandes vitórias e conquistas da advocacia goiana
A leitura das páginas da história desta subseção é a melhor referência para constatar que a advocacia goiana é composta por autênticos partícipes da construção do edifício do civismo pátrio, verdadeiros guerreiros que fomos e temos sido em defesa da Cidadania.
Ao longo destes 51 anos, a advocacia anapolina, como a mais inexpugnável fortaleza do Estado Democrático de Direito, pugnou pela participação ativa na produção de nossas Constituições nacionais, se fez presente nos principais movimentos que fixaram as bases de nosso edifício institucional.
A radiografia do sistema local conclama que continuemos nos próximos 51 anos a lutarmos pela consolidação dos valores fundamentais da República, valorização da cidadania e pelas prerrogativas da advocacia. O advogado é, por excelência, o profissional da Cidadania e da Justiça, o primeiro defensor da sociedade, da liberdade e do Estado Democrático de Direito. A advocacia é uma profissão intimamente atrelada à ideia de paz social.
Portanto, não aceitaremos nenhuma violação das nossas prerrogativas, nem injustiças sociais.
Reitero: nenhuma agressão à advocacia ficará impune em Goiás!
Vamos lutar pela solidez da nossa união, com o fito de assegurar os pilares da Justiça e defender, sobretudo, a democracia.
Um viva à subseção de Anápolis!