
Um ataque com drones russos atingiu uma maternidade em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, nesta sexta-feira (11), deixando nove pessoas feridas, incluindo três mulheres e três recém-nascidos que apresentaram estresse agudo após a explosão.
Segundo autoridades locais, os bebês precisaram de atendimento médico emergencial, e o impacto danificou a ala de partos e cirurgias do hospital. Janelas foram destruídas, e os estilhaços de vidro caíram sobre os leitos, assustando pacientes e equipe médica.
Oleksandra Lavrynenko, que havia acabado de dar à luz, contou que correu com o marido para proteger o filho, Maksym, de apenas um dia de vida. “Foi assustador. Nem senti os pontos. Só pensava em proteger meu bebê”, disse, ainda abalada.
Além do hospital, um prédio de apartamentos também foi atingido. A ofensiva é parte de uma intensificação nos ataques aéreos russos nas últimas semanas.
O médico Oleksandr Kondriatskyi afirmou que toda a equipe e pacientes foram expostos a alto nível de estresse. “Muitas mulheres estavam no pós-operatório. Foi um momento de desespero.”
Desde o início da guerra, Kharkiv tem sido um dos principais alvos dos bombardeios russos. O governador Oleh Syniehubov confirmou que uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas em ações na região nas últimas 24 horas.
- Com informações da CNN Brasil