Peça Rara
Bodhana, 10 anos, vence grande mestre e quebra recorde mundial no xadrez
Menina britânica é a mais jovem a conquistar o título de mestre internacional feminina e surpreende ao derrotar um veterano de 60 anos

Bodhana Sivanandan tem só 10 anos, mas já faz história no mundo. A pequena gigante do xadrez, moradora de Harrow, em Londres, se tornou a pessoa mais jovem do planeta a conquistar o título de mestre internacional feminina e não parou por aí. No Campeonato Britânico de Xadrez de 2025, ela derrotou o grande mestre Peter Wells, de 60 anos, um feito que chocou a comunidade enxadrística.
Com apenas cinco anos, durante a pandemia, Bodhana encontrou um tabuleiro entre brinquedos doados e se encantou pelas peças. Hoje, com 10 anos, cinco meses e três dias, já superou o antigo recorde da americana Carissa Yip e escreve seu nome entre os gigantes do jogo.
Em 2024, ela já havia feito história ao ser a atleta mais jovem da Inglaterra a competir internacionalmente, representando o país na Olimpíada de Xadrez, na Hungria. Detalhe: ninguém na família dela joga. Os pais, engenheiros, só acompanham e se surpreendem com o talento espontâneo da filha.
A Federação Internacional de Xadrez celebrou a conquista nas redes sociais, e especialistas acreditam que Bodhana tem tudo para se tornar uma grande mestre, o título mais alto do xadrez. Mais do que talento, ela tem foco e carisma.
“Ela pode se tornar campeã mundial geral”, aposta o mestre internacional Malcolm Pein. E dá para acreditar. Afinal, ela já está mudando a história do jogo antes mesmo de crescer.