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Turismo Religioso

Caminhos Santos: fé e negócios se unem em Anápolis no lançamento do novo roteiro de turismo religioso de Goiás

Anápolis celebra um momento histórico com o lançamento oficial do projeto Caminhos Santos

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, Anápolis celebrou um momento histórico com o lançamento oficial do projeto Caminhos Santos. A cerimônia aconteceu na Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana e reforçou a integração da cidade à rota do turismo religioso de Goiás, reunindo tradição, espiritualidade e desenvolvimento econômico em uma mesma proposta.

A programação teve início com uma missa solene, seguida por um café da manhã e apresentações que reuniram fiéis, representantes do Sebrae Goiás, autoridades municipais, lideranças religiosas e membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A iniciativa propõe um roteiro que conecta as principais cidades e santuários religiosos da rota de Negócios e Tradições do Estado, com o objetivo de impulsionar pequenos negócios, valorizar o patrimônio cultural e fomentar o turismo regional.

“A maior parte da economia no setor de turismo é movimentada pelos pequenos negócios. Esse projeto valoriza nossa expertise de apoiar o empreendedor que, com sua pousada, restaurante ou produção artesanal, garante a vivência completa ao visitante”, destacou Sérgio Monturil, gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste. Ele ressaltou ainda a importância de Anápolis não apenas como polo industrial, mas como uma cidade que respira religiosidade e cultura. “O turismo religioso é mais uma vocação econômica que precisamos estimular”, afirmou.

O projeto Caminhos Santos conecta importantes polos religiosos, como Trindade, Abadia de Goiás, Goiânia e Anápolis — consagrada como a “Casa dos Avós”. Além da Paróquia Sant’Ana localizada no centro da cidade, a Paróquia de São Joaquim, também faz parte do Projeto. 

Localizada no centro da cidade, a Paróquias Sant’Ana, protagonista do evento, especialmente por ser o marco inicial de toda história da cidade – Anápolis – Cidade de Ana. Também vive a expectativa e preparação para a elevação à condição de Santuário Diocesano, reconhecida pela Diocese de Anápolis, também parceira do projeto. 

Frei Alex, pároco da comunidade e anfitrião do evento, lembrou que a devoção à Sant’Ana está na origem da cidade, quando Ana das Dores Gomes de Souza Ramos doou a imagem da padroeira, dando início à pequena capela que depois se transformou no núcleo urbano de Anápolis. “Quando ela fez a doação, disse que Sant’Ana seria padroeira de uma grande cidade. Hoje vemos essa profecia concretizada”, relembrou emocionado.

Sobre a iniciativa do Projeto esclareceu que “Não há riscos de uma comercialização do sagrado. O sagrado precisa ser evidenciado, precisa ser colocado em seu lugar de prioridade”. Completou elogiando a atuação do SEBRAE, que, segundo ele, oferece suporte essencial ao desenvolvimento do turismo religioso de forma ética e respeitosa.

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, também participou do lançamento, destacando a parceria entre as diversas instituições envolvidas. “A prefeitura está à disposição da comunidade, sempre para servir e atender às necessidades da população”, reafirmando o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do turismo religioso como vetor econômico.

Além do vice-prefeito, os vereadores Marcos Carvalho e Capitã Elizete, estiveram presentes representando a Câmara Municipal da cidade. O gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora e de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo também marcou presença no evento. 

Parcerias 

Entre os desafios de transformar a proposta em realidade, o analista do Sebrae Goiás, Ewerton Costa, destacou a articulação entre os diversos parceiros. “É desafiador ser ponte entre tantos atores, mas ver o projeto sair do papel é extremamente gratificante”, afirmou. Ele reforçou que a iniciativa fortalece a economia criativa e qualifica empreendedores locais para atender ao público que deve crescer com o fortalecimento da rota.

O desenvolvimento do Projeto conta com o apoio institucional da Paróquia Sant’Ana, Sebrae Goiás, COMTUR — Conselho Municipal de Turismo de Anápolis, Prefeitura de Anápolis, Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (Ordem Franciscana) e da Diocese de Anápolis.

Wilton Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Turismo, destacou que tradicionalmente Anápolis é conhecida apenas por sua força industrial e logística. “Aqui só falam em Anápolis como uma cidade industrial. Só DAIA, DAIA, Base Aérea e Porto Seco”, brincou. “Estamos entre negócios e tradições, resgatando principalmente a cultura através do Caminhos  Santos”, ele também lembrou que a religiosidade da cidade é ampla em vários segmentos como espírita, evangélico e que há um templo mulçumano no município. 

Wilton ainda destacou o protagonismo da iniciativa do Projeto por parte do Sebrae Goiás: “Eu acho que é o Comtur que está apoiando o Sebrae. Nós somos as pessoas que estão dando o suporte para que o Sebrae desenvolva esse trabalho tão grandioso, tão bonito aqui na cidade de Anápolis”, completou. 

União de fé e Negócios 

A apresentação do projeto foi conduzida pela consultora do Sebrae Goiás, Cybelle Bretas, que detalhou como o Caminhos Santos une fé e negócios. “Esse projeto promove o fortalecimento do patrimônio histórico e cultural das cidades envolvidas, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para pequenos empreendedores e valoriza a produção local”, explicou.

A rota do Caminhos Santos inicia como roteiro Sagrada Família que envolve inicialmente quatro municípios principais:

Trindade — A Casa do Pai (Divino Pai Eterno), centro da maior romaria do Centro-Oeste.

Abadia de Goiás — A Casa da Mãe (Nossa Senhora D’Abadia), referência de devoção mariana.

Anápolis — A Casa dos Avós (Sant’Ana e São Joaquim), exaltando a tradição familiar e religiosa.

Goiânia — O Santuário da Família (Sagrada Família), símbolo da espiritualidade doméstica.

Ela explicou que cada município torna-se um elo essencial nesse percurso de fé, cultura e desenvolvimento econômico, mostrando que é possível, sim, unir o melhor dos dois mundos: espiritualidade e empreendedorismo. Havendo ainda a previsão do desenvolvimento de mais três roteiros turísticos, sendo um roteiro Mariano, roteiro Sabores da Fé e finalizando com as cidades centenárias com o roteiro tradições.

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  • Leidiana Batista

    é jornalista formada pela UFG, com mais de 10 anos de experiência em comunicação. Foi editora na TV Anhanguera (Globo), atuou em Rádio, Assessorias de Comunicação e Marketing (Porto Seco Centro Oeste e ACIA). É especialista em comunicação empresarial, também gerente de projetos na Orman D&B, editora do Portal Citizen e assessora de comunicação e marketing.

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