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Inclusão socioprodutiva é tema central de evento em Anápolis

Encontro Regional debate estratégias para inclusão de pessoas em condição de vulnerabilidade

O SEBRAE Goiás realizou na última sexta-feira, 23, o Encontro Regional Temático – Inclusão Socioprodutiva, reunindo representantes de sete municípios da Regional Centro-Leste. A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) abriu suas portas para sediar o evento, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência e Políticas Sociais e a ACIA, participaram lideranças, técnicos da assistência social e empreendedores interessados em discutir e fomentar estratégias de inclusão produtiva na região.

O anfitrião do encontro, Adimir Lucheti, diretor da ACIA para Assuntos Institucionais, deu as boas-vindas destacando a importância da entidade como espaço de acolhimento e desenvolvimento para os negócios locais: “A ACIA é a casa do empresário, por isso contem com ela sempre que precisar”, reforçou, saudando o público presente. 

A palestra principal ficou a cargo do consultor Celso Nunes de Oliveira, que trouxe sua vasta experiência na implementação de programas de inclusão socioprodutiva, com histórico marcante no Rio de Janeiro. De forma clara e objetiva, Celso apresentou os pilares que sustentam esse tipo de política pública: desde a análise e interpretação criteriosa do Cadastro Único (CadÚnico), passando pela necessária integração entre secretarias da administração pública, até a criação de projetos voltados para educação, possibilitando a captação de recursos e o fortalecimento de ações em parceria com empresas.

“A comunicação empática é fundamental. Não basta oferecer um curso, é preciso acolher, ouvir e entender a realidade dessas famílias, para só então propor soluções que de fato façam sentido”, destacou Celso, que defendeu uma atuação proativa das equipes de assistência social, indo ao encontro das famílias vulneráveis para mapear necessidades e talentos escondidos.

Entre os participantes, estavam representantes dos municípios de Anápolis, Bonfinópolis, Silvânia, Vianópolis, Alexânia e Pirenópolis. O analista do SEBRAE Goiás na Regional Centro-Leste, Ewerton Costa, ressaltou a importância estratégica da realização desse encontro: “É o primeiro de uma série que vamos promover. Cada regional está realizando o seu, trabalhando temáticas variadas. Aqui, focamos na inclusão socioprodutiva, que é uma pauta essencial para reduzir a dependência do assistencialismo e fomentar alternativas concretas de geração de renda”.

Robson Tolentino, analista do SEBRAE Goiás  e organizador do evento, reforçou que o evento não é apenas uma ação isolada, mas parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento das micro e pequenas empresas, especialmente em municípios menores, onde muitas vezes as oportunidades são escassas e o empreendedorismo surge como uma poderosa ferramenta de emancipação econômica.

A secretária de Assistência e Políticas Sociais de Anápolis, Jordana de Faria Pena, trouxe um olhar sensível sobre a importância das parcerias firmadas. “É uma bandeira do governo Márcio Corrêa emancipar essa população vulnerável. O benefício social deve ser transitório; o ideal é que as pessoas tenham autonomia e novas oportunidades de renda”, pontuou Jordana.

Ela explicou que a iniciativa busca identificar as aptidões e talentos das pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação em áreas específicas, como beleza, gastronomia e serviços gerais. “Após o curso, a pessoa pode conseguir um emprego ou empreender, utilizando linhas de crédito social para estruturar seu negócio”, completou.

A secretária também anunciou a inauguração de uma nova Sala do Empreendedor em Anápolis, fruto da parceria com o SEBRAE, que irá oferecer um atendimento humanizado e acolhedor.  O espaço facilitará processos como formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) e abertura de empresas. “São pessoas simples, que precisam de uma orientação mais próxima para conseguir se formalizar e conquistar independência financeira” reforçou.

O gerente do SEBRAE Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, destacou a relevância de Anápolis para o desenvolvimento econômico do estado: “A participação de cada município presente é fundamental para que o programa de inclusão socioprodutiva dê frutos no estado”. Segundo ele, o protagonismo regional e o engajamento das prefeituras são decisivos para que as políticas públicas de inclusão realmente impactem as comunidades mais vulneráveis.

Entre os presentes, também esteve o vereador Realminton Espíndola, representando a Câmara Legislativa de Anápolis. Ele defendeu ações que facilite a contratação de pessoas com autismo, como parte de um conjunto mais amplo de políticas de inclusão. O gestor estadual Cidade Empreendedora-Políticas Públicas, Charles Dumaresq também prestigiou o evento e enfatizou a importância do programa avançar em todas as cidades goianas. 

Tolentino reforçou o convite para que os servidores públicos e demais interessados sigam participando das próximas etapas do programa. “Esse é só o começo. Temos um calendário extenso de ações de desenvolvimento socioeconômico”, lembrou. 

O Encontro Regional Temático reforça a importância da articulação entre poder público, sociedade civil e setor produtivo na construção de políticas que promovam emprego e empreendedorismo, oferecendo condições para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam gerar sua própria renda e viver com mais dignidade.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Assistência e Políticas Sociais ou nas unidades do CRAS e CREAS de cada cidade.

  • Com informações da Agência SEBRAE de Notícias ( ASN)
Equipe do Sebrae Goiás organizou evento
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  • Leia na fonte original da informação
  • Leidiana Batista

    é jornalista formada pela UFG, com mais de 10 anos de experiência em comunicação. Foi editora na TV Anhanguera (Globo), atuou em Rádio, Assessorias de Comunicação e Marketing (Porto Seco Centro Oeste e ACIA). É especialista em comunicação empresarial, também gerente de projetos na Orman D&B, editora do Portal Citizen e assessora de comunicação e marketing.

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