Resgate Tenso
Nevasca no Everest deixa 580 presos, alpinistas são resgatados em operação histórica
Turistas, guias e funcionários enfrentaram dias de tensão no vale do Karma, no Tibete, após tempestade bloquear rotas de acesso

Uma das maiores operações de busca e resgate da história do Himalaia foi concluída nesta terça-feira (7), com o salvamento de 580 pessoas presas por uma intensa nevasca no vale do Karma, no Tibete. A região, situada a 4.200 metros de altitude, tornou-se palco de cenas tensas desde o fim de semana, quando a tempestade surpreendeu alpinistas, guias e equipes de apoio.
No domingo (5), os primeiros 350 conseguiram ser guiados para áreas seguras. Mas ainda havia 200 pessoas isoladas, segundo estimativas. A última etapa do resgate foi finalizada nesta manhã, segundo informações da agência estatal chinesa Xinhua.
Entre os resgatados estão turistas que buscavam aventuras em meio à beleza extrema do Everest, além de trabalhadores locais e guias experientes. O grupo foi pego de surpresa por uma nevasca violenta, que interrompeu trilhas e cobriu pontos de acampamento.
Escalada frustrada e recorde turístico interrompido
A tempestade também acabou com os planos de expedições comerciais, como a liderada pela agência americana Madison Mountaineering, que pretendia alcançar o topo do Cho Oyu — um dos picos mais altos do mundo, com 8.188 metros, localizado entre o Nepal e a China.
O número crescente de visitantes à região — mais de 540 mil só no último ano — reforça os riscos do turismo de aventura em zonas de instabilidade climática. O vale do Karma, explorado por ocidentais há mais de um século, vinha sendo promovido como uma nova rota alternativa para quem busca experiências intensas nas montanhas asiáticas.
Montanhas fechadas e alerta para novas nevascas
Com o agravamento das condições meteorológicas, as autoridades fecharam temporariamente a área ao público. Os vales do Karma e Rongshar, além do Cho Oyu, estão isolados.
Em outras regiões da China, como Xinjiang, Qinghai e Gansu, montanhistas também enfrentaram dificuldades. Pelo menos uma morte foi confirmada, provocada por hipotermia e mal da altitude.