Inovação em Foco
Sebrae Goiás apresenta resultados do Programa Ecossistema Local de Inovação em Anápolis
Iniciativa inédita fomenta o ambiente de inovação no município e consolida parcerias estratégicas entre setor público, universidades, setor produtivo e sociedade
O Sebrae Goiás realiza no dia 5 de dezembro de 2025, das 9h às 11h, na Câmara Municipal de Anápolis, o evento de apresentação dos resultados do Programa Ecossistema Local de Inovação (ELI), uma metodologia nacional do Sebrae que é exclusiva e está sendo implementada em apenas três municípios goianos, que tem como propósito estruturar uma governança colaborativa voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas (MPEs).
O encontro marca o encerramento de um ciclo de construção coletiva conduzido ao longo de 2025, que reuniu representantes do Poder público de Anápolis, Sebrae Goiás, Senai, universidades, entidades empresariais e a sociedade civil. O objetivo foi consolidar uma agenda estratégica de inovação capaz de fortalecer o ambiente empreendedor e atrair novos investimentos e talentos para o município.
Segundo Ewerton Costa, analista do Sebrae Goiás e responsável pelo programa em Anápolis, o resultado é fruto de uma intensa articulação entre os principais agentes locais representante dos quatro pilares da inovação.
“O Ecossistema Local de Inovação é sobre pensar o futuro juntos. Ele conecta setor público, empresas, universidades e sociedade em um mesmo propósito, o de transformar Anápolis em uma cidade mais inovadora, criativa, tecnológica e competitiva por meio de um ambiente favorável a geração e manutenção da inovação”, afirma.
Governança fortalecida e visão estratégica para o futuro
O programa foi desenvolvido em cinco etapas, começando pelo mapeamento do ecossistema de inovação, que identificou os principais ativos do município, entre eles, universidades como UEG, Senai, UniEVANGÉLICA e IFG, além de empresas e startups locais. Na sequência, foi criada uma governança estruturada, com representantes de cada setor, garantindo uma gestão participativa e integrada.
Durante o processo, entidades como ACIA, FIEG e CDL tiveram papel fundamental na mobilização do setor produtivo, enquanto a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, articulou as políticas públicas e o apoio institucional.
Os workshops realizados entre agosto e dezembro resultaram na construção da visão estratégica de inovação, que orientará as ações de 2026, com foco em eixos prioritários como empreendedorismo, educação, tecnologia e sustentabilidade. A partir desse trabalho, será formalmente instituído o Conselho Municipal de Inovação, garantindo a continuidade das ações e o acompanhamento da agenda de resultados.
Maior protagonismo das micro e pequenas empresas nas políticas de inovação
Para o Sebrae Goiás, o Ecossistema Local de Inovação é uma ferramenta estratégica para preparar as cidades goianas para o futuro. Além de Anápolis, o programa está sendo implementado em outros dois municípios-piloto, Rio Verde e Jataí, dentro de um movimento estadual que valoriza a colaboração e o desenvolvimento regional baseado na inovação.
“Anápolis sempre teve vocação inovadora. Agora, com o ELI, essa vocação ganha estrutura e direção. O que vemos é o nascimento de uma cidade mais conectada, com oportunidades reais para os pequenos negócios”, reforça Ewerton Costa.



