Desenvolvimento e Inovação
Sebrae Goiás lança novo ciclo do Programa ALI
Programa com foco em inovação para 150 pequenas empresas, atenderá negócios de seis cidades da região Centro-Leste com soluções práticas para impulsionar produtividade e gestão

O Sebrae Goiás dará início a um novo ciclo do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, que faz parte da estratégia nacional do Brasil Mais Produtivo. A iniciativa irá beneficiar 150 micros e pequenas empresas dos municípios de Anápolis, Bonfinópolis, Silvânia, Vianópolis, Pirenópolis e Cocalzinho, com orientações práticas e gratuitas voltadas à inovação, produtividade e gestão eficiente.
Cada cidade contará com a atuação direta de agentes bolsistas especializados, sendo seis ao todo – cada um responsável por acompanhar 25 empresas em uma jornada de transformação que alia encontros individuais e atividades coletivas. O objetivo é propor soluções sob medida para os desafios enfrentados pelos pequenos negócios locais.
“Ao levar o Programa ALI – Brasil Mais Produtivo para cidades como Anápolis, Bonfinópolis, Silvânia, Vianópolis,Pirenópolis e Cocalzinho, conseguimos transformar a realidade de pequenos negócios, com soluções práticas, fortalecendo a gestão. Os resultados já aparecem no dia a dia dos empreendedores, que ganham mais competitividade e visão estratégica para crescer, além de aumento de produtividade e faturamento que são objetivos do programa, somente no ano passo em Goiás as empresas participantes aumentaram em média 15% o faturamento e 30% a produtividade segundo dados coletados com as empresas”, destaca Ewerton Costa, analista do Sebrae na Regional Centro-Leste.
Voltado para micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços e indústria, o programa propõe uma jornada prática de oito etapas: Conhecer, Obter, Nomear, Elaborar, Compartilhar, Transformar, Avaliar e Reconhecer. A ideia é começar mapeando os desafios do negócio, identificar oportunidades e traçar, junto ao empresário, um plano de ação realista. Tudo isso com acompanhamento contínuo até a consolidação dos resultados.
Os atendimentos são totalmente gratuitos e personalizados, com foco em aumentar produtividade, reduzir desperdícios e gerar crescimento sustentável. Para os empreendimentos industriais, a execução do programa conta com a parceria do SENAI, ampliando o alcance técnico da iniciativa. Ewerton também reforça que todos os segmentos podem se inscrever, comércio, serviços e indústria.
O novo ciclo do ALI representa uma oportunidade concreta para empresas que desejam melhorar seus processos e se tornarem mais competitivas, mesmo com recursos limitados. A metodologia é acessível, prática e baseada em indicadores que permitem medir o impacto das ações propostas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site:
https://vitrine.sebraego.com.br/brasil-mais/
