BrasilNotíciasSaúde

Dengue 2026

Vacina do Butantan contra dengue será aplicada em dose única no Brasil

Imunizante aprovado pela Anvisa estará disponível no PNI no início de 2026

A Anvisa aprovou a vacina Butantan-DV contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e que pode ser aplicada em dose única. O imunizante será destinado a pessoas de 12 a 59 anos e deve entrar no Programa Nacional de Imunizações (PNI) no começo de 2026, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Durante entrevista ao Jornal da CBN, Padilha informou que já há mais de um milhão de doses prontas e que o Ministério irá definir com os secretários estaduais e municipais a estratégia de vacinação. Na próxima segunda-feira (1º), o Comitê Técnico de Especialistas vai indicar quais faixas etárias terão prioridade.

O Butantan firmou parceria com a empresa chinesa WuXi para ampliar a produção, estimando entregar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026. A vacina foi testada entre 2016 e 2024 em mais de 16 mil voluntários de 14 estados. Nos resultados, a Butantan-DV apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra dengue grave e 100% contra hospitalizações.

O imunizante demonstrou segurança tanto em pessoas que já tiveram contato com o vírus quanto naquelas que nunca se infectaram. Os efeitos adversos mais comuns foram dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga, e eventos graves foram raros.

Com a aprovação, o Butantan também poderá testar a vacina em crianças de 2 a 11 anos e em adultos acima de 60 anos. A expectativa é que a dose única facilite a adesão à imunização e ajude a conter o aumento expressivo de casos: em 2024, o Brasil registrou cerca de seis milhões e meio de casos prováveis de dengue, quatro vezes mais do que em 2023.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo