Mundo

Altura Divina

Sagrada Família se torna a igreja mais alta do mundo após instalação da cruz central

Marco histórico em Barcelona eleva a obra de Gaudí a 172,5 metros, superando a Catedral de Ulm, na Alemanha

Barcelona amanheceu diferente nesta quinta-feira (30). Um feito aguardado por mais de um século finalmente aconteceu: a Basílica da Sagrada Família se tornou a igreja mais alta do mundo. O momento histórico foi marcado pela instalação do primeiro elemento da cruz que coroará a torre central dedicada a Jesus Cristo.

O braço da cruz, com impressionantes 7,25 metros de altura e 24 toneladas, foi içado até o topo da estrutura, que atingirá 172,5 metros quando estiver concluída. Com isso, a obra-prima de Antoni Gaudí ultrapassa a Catedral de Ulm, na Alemanha, que reinava como a mais alta com seus 161,5 metros.

A peça em forma de cruz tem um desenho curioso, de dupla torção, e transita de uma base quadrada para um topo octogonal. O revestimento de cerâmica e vidro branco vidrado reflete a luz do sol, criando um efeito que parece fazer a torre brilhar.

A cruz completa, que deve ser finalizada nas próximas semanas, terá 17 metros de altura e 13,5 de largura — o equivalente a um prédio de cinco andares. O trabalho foi feito a 54 metros do chão, em uma operação que exigiu precisão milimétrica.

Mais de 140 anos depois de Gaudí assumir o projeto, a Sagrada Família continua crescendo em direção ao céu. A expectativa é que a parte externa da torre de Jesus Cristo esteja pronta em 2026, ano em que se completam 100 anos da morte do arquiteto. A inauguração contará com uma missa presidida pelo Papa e promete emocionar o mundo inteiro.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo