Céu Visível
Superlua e chuvas de meteoros marcam dezembro de 2025
Lua cheia especial e eventos celestes oferecem boas chances de observação a olho nu
Dezembro traz superlua e espetáculos no céu
Na noite de 4 de dezembro de 2025, o céu deve oferecer a última superlua do ano — quando a Lua cheia estará em sua menor distância da Terra, aparecendo um pouco maior e mais luminosa.
Além disso, o fim do ano reserva chuvas de meteoros que prometem boas exibições para quem olhar para cima.
Quando ver as chuvas de meteoros:
Geminídeas
A chuva de meteoros Geminídeas deve atingir seu pico entre as noites de 13 para 14 de dezembro. Mesmo com a Lua quase cheia, o espetáculo ainda pode ser visível — em locais com céu escuro e pouca poluição luminosa.
Pupidas‑Velidas
Outra chuva visível em dezembro, as Pupidas-Velidas têm pico estimado para 7 de dezembro, com cerca de 10 meteoros por hora nas melhores condições de observação.
Dicas para quem quiser observar
Se quiser curtir a superlua ou as chuvas, o ideal é buscar um lugar longe das luzes da cidade — quanto mais escuro o céu, melhor. Depois do pôr do sol é a hora certa para ver a Lua cheia já surgindo. Para as chuvas de meteoros, vale se preparar para olhar o céu depois de 22h ou meia-noite, horário em que os meteoros tendem a aparecer com mais frequência.
Também ajuda dar um tempo para os olhos se adaptarem ao escuro e manter o foco no céu todo — os meteoros surgem em direções variadas.
Por que vale a pena olhar para o céu
Não precisa de telescópio nem equipamento especial para aproveitar. A superlua garante uma vista bonita com a Lua maior e mais brilhante do que o normal — um presente visual simples, direto e que agrada quem aprecia o céu. Já as chuvas de meteoros oferecem a chance de ver vários “risos de luz” cruzando a atmosfera: para quem curte astronomia ou só gosta de contemplar, dezembro promete boas noites.



