
A cidade de Goiás vive nesta segunda-feira (28), um daqueles dias que fazem história. Em meio às comemorações pelos 300 anos do município, a antiga capital estadual reassume simbolicamente sua posição de sede dos Três Poderes. A cerimônia oficial acontece às 17h30, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, e reúne o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e representantes do Legislativo e Judiciário.
Mas a festa começou cedo. Logo às 9h, o governador inaugurou a nova unidade do Cotec no Bairro São Francisco. A escola técnica, que recebeu R$ 9,7 milhões em investimentos, vai oferecer cursos gratuitos em áreas estratégicas. No mesmo espaço, foi lançado o projeto Rota da Fé, que propõe um roteiro de peregrinação pelas igrejas da cidade – e o livro “Goiás Todas as Cores”.
O roteiro de entregas seguiu com visita à Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro, às 10h45. Já às 11h50, Caiado entregou um tomógrafo ao Hospital São Pedro D’Alcântara, reforçando o atendimento de saúde para mais de 40 municípios da região. O aparelho, avaliado em R$ 458 mil, marca os 200 anos da unidade hospitalar.
A transferência simbólica da capital acontece desde 1961. Embora tenha sido suspensa por um período, foi retomada com força em 1984 e, desde então, virou um gesto de respeito à memória e às raízes de Goiás. Neste ano, ela vem com um peso ainda mais simbólico: dar início às homenagens de três séculos de história da cidade que já foi o centro de tudo.