MundoNotíciasPolítica

Espiritualidade

Dalai Lama completa 90 anos sob expectativa de anúncio sobre sucessão espiritual

Líder budista exilado sinaliza continuidade da tradição, enquanto China pode impor seu próprio sucessor

Milhares de seguidores se reuniram em Dharamsala, no norte da Índia, para celebrar os 90 anos do Dalai Lama. A data, marcada por orações e discursos emocionados, reacendeu uma questão delicada e ainda sem resposta clara: quem será o próximo Dalai Lama?

Durante a cerimônia no Templo Principal Tibetano, o líder espiritual afirmou que haverá um “marco” para debater a continuidade da instituição, sem dar detalhes. Em ocasiões anteriores, ele chegou a dizer que poderia não haver sucessor ou até mesmo que o próximo Dalai Lama poderia ser uma mulher — e nascido fora da China.

O governo chinês, por sua vez, já sinalizou que pretende reconhecer sua própria versão da reencarnação, o que aumenta ainda mais a tensão em torno do futuro da tradição budista tibetana. Especialistas alertam que Pequim tentará legitimar uma escolha própria, apesar da rejeição esperada por parte da comunidade tibetana no exílio e da comunidade internacional.

A celebração dos 90 anos foi precedida pela 15ª Conferência Religiosa Tibetana. Cerca de 7 mil convidados participaram dos eventos. Entre eles, o ator Richard Gere, amigo próximo do Dalai Lama, recebeu bênçãos em uma cerimônia pública.

O atual Dalai Lama, nascido em 1935 e reconhecido entre os seus ainda criança como a 14ª reencarnação da linhagem espiritual, vive na Índia desde que fugiu do Tibete em 1959, após uma revolta contra o domínio chinês. Desde então, tornou-se símbolo de resistência pacífica e esperança para milhares de tibetanos que ainda sonham com o retorno à sua terra natal.

*Com informações da BBC Internacional.

Fotos: Tenzin Choejor/ Dalailama.com
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo