CulturaGoiásNotícias

Vagas Abertas

Escolas do Futuro lançam mais de 1.400 vagas gratuitas para cursos artísticos

Inscrições vão de janeiro a fevereiro em Goiânia e cidades do interior, oportunidades abrangem música, artes visuais, ballet e teatro

Se você sempre sonhou em se aprofundar em música, dança ou artes visuais, agora é a hora de agir. As Escolas do Futuro de Goiás abriram mais de 1.400 vagas em cursos gratuitos espalhados por Goiânia e outras dez cidades do estado. As inscrições começam no fim de janeiro e seguem até o início de fevereiro, todas feitas pelo site efg.org.br/editaiscursos.

Na unidade Basileu França, em Goiânia, são 452 vagas em cursos de nível superior, técnico médio e no Núcleo de Altas Habilidades (NAH). Entre as opções estão 40 vagas em Artes Visuais (Desenho e Pintura), 24 vagas em Música, que inclui instrumentos de percussão, sopro, cordas e canto, e 25 vagas para Ballet Clássico, com duração de três anos, destinadas a jovens de 13 a 25 anos.

A seleção varia de acordo com o curso: teste de aptidão em desenho e redação para Artes Visuais, avaliação de nível musical nos dias 26 e 27 de janeiro, e testes de Ballet até 25 de janeiro. O curso superior de Produção Cênica oferece prova de conhecimentos gerais e redação, mas também aproveita notas do Enem das últimas cinco edições. Metade das vagas prioriza estudantes de escolas públicas e grupos historicamente sub-representados.

O NAH oferece 323 vagas para compor grupos como Orquestra Infantil Mozart, Orquestra Sinfônica Juvenil Pedro Ludovico Teixeira, Banda Sinfônica Jovem e Coro Sinfônico Jovem. As inscrições vão até 20 de janeiro, com testes entre 26 e 29 do mesmo mês.

No interior, são 968 vagas abertas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Trindade, Nerópolis, Mossâmedes, Cidade de Goiás, Luziânia, Águas Lindas, Silvânia e Valparaíso. Os cursos incluem Teatro e Instrumentos Musicais como violão, flauta e cordas friccionadas, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com carga horária de 80 horas.

A seleção é feita por ordem de inscrição até completar as turmas, com convocação via e-mail ou telefone. Cerca de 60% das vagas são prioritárias para estudantes de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social. Uma excelente oportunidade para quem quer transformar talento em aprendizado estruturado.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo