
Na próxima quarta-feira, 22 de outubro, o Salão Paroquial da Igreja Católica, em Crixás, se transforma em um ponto de apoio à cidadania. Das 8h às 17h, mulheres da zona rural terão acesso gratuito a serviços jurídicos e emissão de documentos no Mutirão de Direitos da Mulher do Campo, promovido pela Defensoria Pública de Goiás, por meio do Nudem (Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher).
A ação é fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem um foco claro: garantir que as mulheres do campo, tantas vezes esquecidas pelas políticas públicas, possam acessar seus direitos com dignidade, respeito e acolhimento.
Entre os atendimentos, estão desde requisição de 2ª via de certidões, emissão gratuita de RG, divórcios e pensão alimentícia, até retificação de gênero e prenome para pessoas trans. Também serão realizados pedidos de medidas protetivas de urgência, quando necessário, além de inclusão no programa Goiás Por Elas.
Para ser atendida, a interessada deve levar documentos pessoais, como identidade, CPF ou CNH, comprovante de endereço, certidões e comprovante de renda. Mesmo quem não possui renda fixa poderá apresentar extratos bancários, contas de consumo ou benefícios sociais como prova da necessidade.
O mutirão vai muito além do papel: é um gesto concreto de empoderamento. Ao garantir o básico: identidade, certidão, acesso à Justiça, a Defensoria permite que essas mulheres sejam vistas, ouvidas e respeitadas.