AnápolisEconomiaNotícias

Acontece em Anápolis

Semana do MEI em Goiás terá ações em quase 80 municípios e cerca de 9.500 atendimentos previstos

Próxima edição do evento trará novas oportunidades e aprendizados para empreendedores de todas as regiões do estado

De 20 a 24 de maio acontece a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae Nacional simultaneamente em todos os estados do país. O evento que está em sua 15ª edição tem como objetivo orientar e capacitar os microempreendedores individuais para uma gestão mais eficiente dos seus negócios e incentivar a formalização de trabalhadores autônomos. Em Goiás, asações acontecem em cerca de 80 municípios, nos pontos de Atendimento do Sebrae e parceiros (Sala do Empreendedor), em ações de capacitações programadas, com a estimativa de 9.500 atendimentos durante os cinco dias.

A programação gratuita conta com cursos, oficinas, palestras, orientações e consultorias em diversas áreas de gestão, como marketing, finanças, planejamento, legislação e empreendedorismo. Além das ações presenciais, os microempreendedores poderão participar da Semana do Empreendedor On-line, coordenada pelo Sebrae Nacional, com a participação de palestrantes renomados.

“A Semana do MEI desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo no Brasil. Ela incentiva a formalização de trabalhadores autônomos e oferece capacitação e orientação para os empreendedores com conteúdo relevante para seus negócios. Ao estimular o empreendedorismo o evento contribui para o desenvolvimento local”, analisa a gestora estadual, Thalita Dias.

Além do fomento econômico e da capacitação, a Semana do MEI também objetiva sensibilizar os trabalhadores autônomos sobre os benefícios da formalização com o MEI. Essa modalidade oferece simplicidade e facilidade de formalização, já que o processo de registro como MEI é simples e rápido. Basta acessar o Portal do Empreendedor, preencher os dados e obter o CNPJ. Não é necessário contador e a burocracia é minorada.

Outra vantagem de ser MEI é a carga tributária reduzida. O empreendedor MEI paga um valor fixo mensal, que inclui impostos como INSS, ICMS e ISS. Essa carga tributária é menor em comparação com outros regimes. O acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade são essenciais para a proteção social e segurança financeira das famílias.

A emissão de notas fiscais eletrônicas, o acesso ao crédito específico para microempreendedores, serviços bancários com conta jurídica e a possibilidade de contratação de um funcionário com registro em carteira respeitadas as regras específicas para a modalidade também são garantias para os que se tornam MEI. Thalita lembra que a formalização também abre portas para parcerias comerciais e participação em licitações públicas. “Todas essas vantagens possibilitam o crescimento dos negócios, a geração de empregos e a movimentação da economia”, explica.

Perfil -De acordo com o Governo Federal, em todo o país estão registrados neste ano mais de 15,6 milhões de MEIs. O Centro-Oeste possui 1,32 milhões de microempreendedores individuais, dos quais 565.758 estão registrados em Goiás, o estado com maior número de MEIs da região (corresponde a 3,61% do total nacional), seguido pelo Mato Grosso (282.402), Distrito Federal (259.608) e Mato Grosso do Sul (217.934).

Dados da Receita Federal de maio/24 mostram que o total de empresas formalizadas ‘ativas’ em Goiás é de 448.798 e a média de idade das empresas é de 3,3 anos. Já a faixa etária dos proprietários com maior número de MEIs formalizados vai de 26 a 40 anos. Só nos primeiros quatro meses do ano foram abertas 44.497 empresas. Os segmentos com maior número de empresas ativas são Moda e Confecção, Casa e Construção, Estética e Beleza e Serviços de Alimentação.

A cidades goianas com maior número de registros de microempreendedores individuais são Goiânia (126.942), Aparecida de Goiânia (40.680), Anápolis (28.290), Rio Verde (14.753), Valparaiso de Goiás (10.696), Luziânia (10.311) e Trindade (10.075).

Dos 880.856 registros de empresas MEI, microempresas e empresas de pequeno porte em Goiás, os MEIs representam 64,22%, o que reflete a importância desse regime tributário no estado. Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a Semana do MEI desempenha um papel vital na promoção do empreendedorismo e na capacitação dos microempreendedores individuais. “Com números expressivos em todo o país e em Goiás, o MEI se consolida como uma opção estratégica para quem busca iniciar ou expandir um negócio e o Sebrae está preparado para atender essa demanda”, ressalta o diretor.

*Em Anápolis*, a Semana do MEI se dá em parceria com a Prefeitura Municipal junto a sua Secretaria de Indústria e Comércio, para o gerente do Sebrae GO na regional centro-leste, Sérgio Monturil, trata-se de uma ação muito importante: “assim podemos levar os serviços do Sebrae Goiás e Sala do Empreendedor ao maior número de empreendedores e principalmente para os MEIs. A atuação nos bairros é uma forma de estar mais próximos a este público”, destaca.

Programação de Atendimento Presencial em Anápolis
08:00 – 08:30 – Recepção com Café da manhã
08:30 – Abertura Oficial com fala de representante do Sebrae/GO, Secretaria de Indústria e Comércio de Anápolis e Diretora da escola anfitriã
09:00 – 10:00 – Palestra: Descomplica MEI
09:00 – 12:30 – Atendimento ao MEI
13:30 – 17:00 – Atendimento ao MEI
16:00 – Coffee-Break para os participantes
17:00 – Encerramento

Calendário em Anápolis
• Dia 20/05 – Segunda–feira:Vivian Parque e região – Local: Escola Municipal – Cora Coralina – R. Ilma Tibursio Braga, Vivian Parque.
• Dia 21/05 – Terça-feira: Setor Sul e região. Local: Escola Municipal – Professora Maronita Dias Dourado – R. Luís Carlos de Souza, s/n – St. Sul, Anápolis.
• Dia 22/05 – Quarta-feira: Jardim Das Américas E Região. Local: Escola Municipal – Manoel Gonçalves – Rua Imigrante, s/n Jd das Américas 3ª etapa.
• Dia 23/05 – Quinta-feira: Filostro Machado e região – Local: Escola Municipal – Ayrton Senna da Silva – R, Av. Jorn. Eurípedes Gomes de Melo, s/n – Conj. Hab. Filostro Machado Carneiro.
• Dia 24/05 – Sexta-feira: Jaiara e região – Local: Escola Municipal – Clóvis Guerra – Av. Planalto, s/n – Vila Jaiara St. Norte

Informações para imprensa:

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463
Na Regional Centro-Leste: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 98626-6155

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo