Dois projetos marcam o início do próximo mês levando ao público local o aprimoramento no audiovisual e também o filme na tela, mas de um jeito bem diferente. O Imersão Audiovisual vai de 2 a 6 de abril com workshops trazendo nomes de referência no setor audiovisual nacional. Já no próximo dia 10 é a vez da experiência do Cine Drive-in em uma das praças mais conhecidas na Cidade. Ambos projetos são um investimento da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, a partir de projetos contemplados por edital realizado pela Prefeitura de Anápolis.
Imersão
Uma iniciativa que busca o aprimoramento no audiovisual, indo da contextualização do mercado de cinema – com representante de distribuidora nacional de filmes – até a realizadores premiados internacionalmente que trarão as nuances da direção de fotografia, de arte e da direção. Sem contar com a apuração da crítica e do olhar ao analisar os filmes. São os conteúdos que cada convidado trará ao público interessado em forma de workshops nas noites dos dias 2 a 6 de abril, com entrada franca, porém mediante a inscrição através do site do evento. Os convidados, conteúdos e inscrições podem ser conferidos no link ao final da matéria.
Drive-in
A experiência do cinema Drive-in é conhecida em cenas de filmes e a partir de relatos de pessoas que vivenciaram essa forma de exibição, em capitais como Brasília (DF), ou em Goiânia. Um cinema a céu aberto com uma proporção de tela que pode ser vista a partir de dentro do carro. A organização do evento orienta que os motoristas sigam as instruções dos manobristas e que haverá uma área reservada aos pedestres, para aqueles que não estiverem de automóvel. A entrada é franca e a sessão inicia às 20 horas.
O filme escolhido é o Dirty Dance – Ritmo Quente (1987), do diretor Emile Ardolino, que apresenta a emblemática história de Frances (Jennifer Grey) que vai entendiada passar o verão em um resort com os pais, porém tudo muda quando ela conhece o instrutor, Johnny (Patrick Swayze), que ao torná-la sua parceira de dança, os dois se apaixonam. As coreografias e a trilha sonora marcaram a memória do público nas salas de cinema e na TV, como também tornaram referências a outros filmes do gênero.
“Queremos que Anápolis viva a mágica do cinema Drive-in com esse grande clássico, como também conheçam as ações de exibição que acontecerão em diferentes regiões da Cidade”, explica Luiz Fragelli.
Segundo o organizador, o Drive-in é uma atividade dentro do projeto “Cinema para Todos”, que percorrerá bairros anapolinos com mostras de filmes adaptadas para locais como ruas, praças e locais públicos.
Serviço:
Evento: Cine Drive-In
Data: 10/04/24
Horário: 20 horas
Local: Praça Dom Emanuel – Av. Santos Dumont com Rua Jorge Miguel, Jundiaí
Entrada Gratuita
Evento: Imersão Audiovisual
Data: 2 a 6 de abril de 2024
Horário: 19h30
Local: Denalli Hotel – Rod. BR 153 – km2 nº 3661.Fazenda Barreiro do Meio, Anápolis
Inscrições pelo link: https://www.acacc.com.br/post/participe-dos-workshops-gratuitos-em-cinema-do-imers%C3%A3o-audiovisualn
Confira as datas e horários dos cursos:
02 de abril
19h30 – Workshop: Mercado do Cinema
Com Daniel Queiroz – Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializada em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Daniel é curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana de Cinema do Rio de Janeiro.
03 de abril
19h30 – Workshop: Crítica de Cinema e Análise de Filmes
Com Marco Fialho – Crítico de cinema, curador, jurado em festivais de cinema, analista audiovisual, professor de cursos de crítica de cinema e de análise de filmes e diretor. Marco produziu o documentário “Enquanto a Tristeza não vem”, sobre o músico Sérgio Ricardo.
04 de abril
19h30 – Workshop: Direção de Arte
Com Mônica Palazzo – Diretora de arte, artista-pesquisadora, diretora e professora. Entre seus principais curtas estão: “Preto no Branco”, de Valter Rege (2016), “No fim da trama” (2016), de Patricia Monegatto, “A Boneca e o Silêncio”(2015), de Carol Rodrigues, “O tempo que leva”(2013) de Cintia Dommit Bittar, “Lia e o Anjo”(2013) de Rodrigo Diaz Diaz; ‘Natureza Morta”(2012) de Bruno Jorge, “A Estória da Figueira” (2006) de Julia Zakia, “Overdose Digital” (2006) de Marcos de Brito, “Café com Leite” (2008) de Daniel Ribeiro, e “Relicário” (2008), de Rafael Gomes.
05 de abril
19h30 – Workshop: Direção de Fotografia
Com Leonardo Feliciano – Diretor de fotografia. Fotografou mais de 25 filmes, entre eles “Branco Sai Preto Fica”, “Arábia” e “Marte Um”. Entre suas principais produções na direção de fotografia estão Valentina (2020), No Coração do Mundo (2019), Baixo Centro (2018), O Nó do Diabo (2017), Constelações (2016), À Parte do Inferno (2015), Ressurgentes (2015), Marina não vai à Praia (2014), Entorno da Beleza (2012). Também foi premiado em diversos festivais e competições.
06 de abril
19h30 – Workshop: Direção
Com Affonso Uchôa – Cineasta, realizador dos filmes, “Mulher à tarde” (2010), “A vizinhança do tigre” (2014), “Sete anos em Maio” (2019) e “Arábia” (2017) são seus principais destaques. Participou de festivais importantes no Brasil e no mundo.