AnápolisEspeciaisLeidiana BatistaNotícias

Negócios Criativos

Empreender é o show à parte na ExpoAna 2025

De doces de pitaya a maquiagem, pequenos negócios brilham sob o mesmo palco dos grandes artistas

A ExpoAna 2025 não foi só música e comemoração pelos 118 anos de Anápolis. Quem circulou pelo Parque de Exposições Agropecuárias confere as dezenas de estandes montados, a exposição de animais, o rodeio show e em meio a tudo isso, a presença dos pequenos negócios nos mais de 50 estandes montados pelo Sebrae Goiás, em parceria com o Sindicato Rural e  Prefeitura.

No Salão do Empreendedor e no Espaço Conexão Mulher, o que se viu foi produtos carregados de identidade e sonhos. É o caso de Flávia Alcântara, produtora do Sítio Piancó. Conhecida pela produção de frutas como pitaya e manga, ela decidiu aproveitar a presença de abelhas silvestres para iniciar a produção de um mel artesanal.

“Elas foram atraídas pela flor da pitaya. A gente percebeu que podia fazer algo novo. Hoje, temos mel, geléias e até uma cachaça especial que tem feito sucesso”, conta. Seu estande é um dos mais visitados e traduz bem o espírito da feira, inovação com raízes no campo.

Outro destaque vem do universo da beleza. Abdel Jabber Gonçalves largou a gerência de uma loja de óculos num shopping da cidade para empreender com maquiagem. Na ExpoAna, seu estande virou ponto de parada durante os shows.

“As mulheres vêm retocar a maquiagem e acabam levando o produto pra casa. É venda, mas também é autoestima”, comenta.

Flávia Alcântara, produtora do Sítio Piancó, atendendo clientes.
Abdel Jabber, oportunidade para realizar vendas.

Conexão Mulher – Talento e renda 

A artesã Maria Batista é um exemplo de como o talento pode virar negócio com orientação certa. Desde jovem, ela se dedica às plantas do cerrado goiano. Hoje, transforma folhas e sementes em peças de artesanato. “O Sebrae me ensinou a fazer conta, calcular custo, valorizar meu tempo. Isso mudou tudo”, diz.

No Espaço Conexão Mulher, Maria expôs seus produtos e compartilhou sua trajetória com outras mulheres que, assim como ela, decidiram empreender. O ambiente é de troca, apoio mútuo e aprendizado.

Orientação personalizada faz diferença

Enquanto o atendimento nos estandes não para, Fernando Rodrigues, consultor de agronegócio, atende os visitantes do estande do Sebrae GO; e Jair Stival, consultor de micro e pequena empresa, visita os empreendedores para interagir, tirar dúvidas e explicar os produtos da entidade. Eles orientam os expositores conforme o perfil de cada negócio.

“Muita gente chega sem saber por onde começar. Nosso papel é ouvir e indicar o caminho certo”, explica Jair.

Fernando complementa: “Nós temos consultoria para atender desde a formação de pasto até a construção de laticínios, por isso temos que saber em que momento o produtor está para direcionar a uma orientação que vai de encontro a sua necessidade”. Essa consultoria prática e direta, no meio da feira, propicia orientação para seguir um caminho certo, que inclui metodologias e planejamento certo. Depois desse atendimento inicial, o próximo passo é conectar os empreendedores à Regional Centro-Leste, que  atende Anápolis.

Natanzinho Lima, Maiara e Maraísa, Murilo Huff, Vinícius Cavalcante, Rio Negro e Solimões, Noobreak e Deboxe, Patrulha Canina, Lilo & Stitch, Super Mário, Sonic e Baby Shark se apresentaram no palco da ExpoAna 2025. Mas o que se viu nos estandes foi uma celebração à parte. Gente comum, cheia de talento e garra, conquistando espaço.

“Ver o brilho nos olhos desses empreendedores não tem preço”, diz Ewerton Costa, analista do Sebrae responsável pela ação.

“Atender empreendedores em diferentes momentos do negócios e de diversos segmentos é sempre um desafio, mas os 55 estandes montados na ExpoAna desse ano mostra que vale a pena a dedicação”, completa.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo