CotidianoGoiásNotícias

Reabertura confirmada

Zoológico de Brasília volta a receber público após controle da gripe aviária

Após mais de um mês fechado, espaço reabre com reforço nas medidas de biossegurança para garantir a saúde dos animais e visitantes

Zoológico de Brasília abre as portas novamente na próxima segunda-feira

Depois de mais de 30 dias fechado para evitar a propagação da gripe aviária, o Jardim Zoológico de Brasília vai finalmente reabrir para o público nesta segunda-feira (7). A decisão veio da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), que seguiu as recomendações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo que o cenário está seguro.

O que motivou o fechamento e as ações tomadas

O zoológico foi interditado depois que dois casos da gripe aviária foram confirmados: um irerê em 28 de maio e um emu do próprio parque em 16 de junho. As análises indicaram que o vírus tem origem na América do Norte, provavelmente trazido por aves migratórias.

Durante a interdição, a Seagri-DF intensificou inspeções em propriedades e criatórios numa área de três quilômetros ao redor do zoológico, além de monitorar aves migratórias para evitar novos casos.

Medidas reforçadas para garantir segurança dos visitantes e dos animais

Com a reabertura, o zoológico vai continuar com ações rigorosas de biossegurança. Entre elas, estão o controle de aves domésticas e animais soltos, melhorias nos recintos e uma nova área para triagem e quarentena de aves suspeitas de gripe aviária.

Rafael Bueno, secretário de Agricultura do DF, afirmou que todas as medidas preventivas foram cumpridas e reforçou que a população poderá visitar o local com tranquilidade.

Agora, é hora de voltar a curtir de perto a diversidade de animais do zoológico, sabendo que a saúde dos bichos e dos visitantes está em primeiro lugar.

Cuidados e alerta à população

A Seagri-DF também alerta que qualquer suspeita de doença em aves, seja silvestre ou doméstica, deve ser comunicada à Gerência de Sanidade Animal pelo telefone (61) 99154-1539 ou pelo e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br.

Agora, é hora de aproveitar o contato com a natureza, sabendo que a saúde dos animais e dos visitantes está em primeiro lugar.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo