CulturaNotícias

Educação

Memórias escolares é tema de peça teatral patrocinada por Lei Paulo Gustavo

Apresentações serão no Instituto Federal de Goiás

No dia 09 de abril, o ator Gabriel Cardoso volta a apresentar o monólogo Sutil. Depois da estréia em agosto de 2023, a nova temporada de apresentações compreende duas datas: a próxima terça-feira (09/04) e a segunda-feira seguinte (15/04).  Dessa vez, o espetáculo acontece no Instituto Federal de Goiás e é aberto a toda a comunidade. Repetindo a mesma produção arrojada em que o Instituto se transforma em um cenário real da história do personagem, que vive na escola memórias e dilemas.

A obra, que teve sua montagem possível graças ao aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura 2021, da Prefeitura Municipal de Anápolis, com apresentações lotadas nas primeiras datas realizadas em 2023, agora tem novas agendas possíveis pelo incentivo da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Prefeitura de Anápolis, no Edital de Manutenção de Grupos de Teatro.

Como tema do espetáculo, a adolescência, o despertar para as violências e como elas podem transformar o indivíduo. O roteiro de Sutil foi construído a partir de depoimentos reais sobre violência, medo e traumas. Além destes depoimentos de dor, o roteiro também articulou em sua dramaturgia a ideia dos sonhos e utopias que constituem indivíduos e sociedade. Com as novas datas, Gabriel Cardoso espera alcançar ainda mais jovens em idade similares a do personagem, cujos problemas se familiarizam e podem despertar reflexões e transformações, promovendo a cultura de paz e o acolhimento.

Gabriel Cardoso conta que a escolha do Instituto Federal de Goiás para a apresentação quis privilegiar as crianças e jovens da região do Calixtópolis que viveram recentemente o trágico assassinato de Nikolas Lima Serafim de 14 anos, tendo outros dois adolescentes, de 12 e 15, ficado gravemente feridos após uma briga à frente do Colégio Estadual Leiny Lopes.

“Temos ideia da importância de uma educação que acolha e reforce o diálogo e o cuidado uns com os outros. Esta é a nossa contribuição para  a sociedade, enquanto trabalhadores da cultura que executamos projetos com recursos públicos”, defendeu.

A apresentação é gratuita e quem desejar participar deve se cadastrar no sistema do Instituto Federal de Goiás. O participante receberá certificado de horas complementares.

Acesse: https://computacaoifg.com.br/gci

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Redação Citizen

    Redação do Portal Citizen

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo